sábado, 30 de maio de 2009

Anita Malfatti

Anita Malfatti


Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora, Anita Catharina Malfatti nasceu em São Paulo em 02 de dezembro de 1889.
Segunda filha do engenheiro italiano Samuel Malfatti e de Betty Krug, americana, mas de família alemã, nasceu com atrofia no braço direito. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da vida, o que não a impediu de pintar. Voltando ao Brasil, teve a sua disposição Miss Browne, uma governanta alemã, que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita.







Iniciou seus estudos em 1897 no Colégio São José de freira católicas, situado à Rua da Glória. Aí foi alfabetizada. Posteriormente passa a estudar na Escola Americana e em seguida no Mackenzie Colite onde, em 1906, recebe o diploma de normalista.
Falece Samuel Malfatti, esteio moral e financeiro da família. Sem recursos, sua mãe D.Betty, para sustentar a família, passa a dar aulas particulares de idiomas e também de desenho e pintura. Chegou a submeter-se à orientação do pintor Carlo de Servi para com mais segurança ensinar suas discípulas. Anita acompanhava as aulas e nelas tomava parte. Foi sua mãe quem lhe ensinou os rudimentos das artes plásticas." Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade (...). Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria à decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura."Anita Malfatti.

Após iniciar na pintura com a mãe, foi para a Europa em 1910. Estudou na Academia Real de Belas-Artes de Berlim, teve aulas particulares e teve contato com o expressionismo alemão. De volta ao Brasil em 1914, fez uma pequena exposição. Viajou em seguida para Nova Iorque, onde freqüentou a Art Students League e a Independent School of Art em 1915-1916.





Em dezembro de 1917 realizou em São Paulo uma polêmica exposição, considerada a primeira mostra de arte moderna no Brasil. Em contraposição às fortes críticas de Monteiro Lobato, recebeu o apoio de Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia, que saíram em sua defesa, bem como dos princípios da arte moderna. Em torno de seu nome formou-se o grupo de intelectuais e artistas que iriam organizar a Semana de Arte Moderna de 1922, da qual participou, expondo 20 obras. Formou o chamado "Grupo dos Cinco", responsável pelo início do modernismo no país com Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.



O Grupo dos Cinco, 1922, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Tarsila do Amaral. Coleção de Artes visuais do Instituto de Estudos Brasileiros – USP (São Paulo, SP).

Em 1923 seguiu para a França com bolsa de estudos do governo paulista e aí permaneceu até 1928. Foi aluna de Maurice Denis, freqüentou cursos livres de arte e manteve contato com Fernand Léger, Henri Matisse e Tsugouharu Foujita que influenciaram suas obras.


Em 1928 retornou ao Brasil e lecionou desenho e pintura no Mackenzie College, na Escola Normal Americana, na Associação Cívica Feminina e em seu ateliê.
Na década de 30, em São Paulo, integra a Sociedade Pró-Arte Moderna-SPAM, a Família Artística Paulista-FAP e participa do Salão Revolucionário.
A primeira retrospectiva acontece em 1949, no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
Em 1951 participou da I Bienal de São Paulo.

Doze anos depois, a direção da mostra reservou uma sala para a exposição de 45 trabalhos de sua autoria.
Faleceu em São Paulo, em 1964. Sua obra é mostrada em inúmeras exposições, no Brasil e no exterior. Entre seus quadros mais famosos, destacam-se A Estudante Russa, Tropical, O Homem Amarelo, O Japonês, A Boba.
[Fonte: CPDOC/FGV]

Obras de Anita Malfatti


Paisagem Rural
Menina Lendo
O Violeiro e a Daminha no Engenho
Vaso de Flores
Pé de Jabuticaba
A Bailarina
Nossa Senhora Auxiliadora e D. Bosco
Paisagem de Santo Amaro
Paisagem
Mulher no Espelho
O Homem Amarelo
Vaso de Flores
Torso/Ritmo
A Boba
Gladíolos (Palmas de Santa Rita)
Nu Cubista
A Estudante Russa
A Mulher de Cabelos Verdes

A Onda
Tropical
O Japonês
O Farol de Monhegan
O Barco
A Ventania
O Homem de Sete Cores
Auto-Retrato de Anita Malfatti
Paisagem do Rio de Janeiro Com o Corcovado ao Fundo
Paisagem (Acesso ao Monte Serrat - Santos - SP)
Caipirinha
Fazendinha

A Estudante Russa – Anita Malfatti



Tropical – Anita Malfatti (1917)



O Homem Amarelo- Anita Malfatti



O Japonês - Anita Malfatti


A Boba – Anita Malfatti (1915/1916)


Torso – Anita Malfatti (1917)

A Onda - Anita Malfatti (1915-1917)


A Ventania – Anita Malfatti (1915-1917)



Porto de Mônaco – Anita Malfatti (1925-1926)



Mário de Andrade – Anita Malfatti (1921)


Auto-Retrato – Anita Malfatti (1922)


Retrato de Nonê – Anita Malfatti (1935)


Interior de Mônaco - Anita Malfatti (1925)



A Bailarina, de Anita Malfatti, década de 20, óleo sobre tela.

S/A Fluxo Comércio e Assessoria Internacional.



"Veneza Canaleto" de Anita Malfatti, 1927, óleo sobre madeiraAcervo do Museu de Arte Brasileira – FAAP




Letícia nº15 e Marina nº24

7 comentários:

  1. Anita Malfatti foi uma magnifica pintora admiro muito seu trabaho.

    ResponderExcluir
  2. Anita foi sem dúvida uma grande contribuinte para o modernismo brasileiro, até então "recém-nascido". Suas obras revelam o caráter inovador dos pintores modernistas, rompendo com o passado e trasformando o cenário das artes.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de informações sobre Anita Malfatti, e que grande mulher que ela foi na arte.

    ResponderExcluir
  4. Anita é uma otima pintora, estou fazendo um trabalho de artes e a prof fez um sorteio e eu peguei "Anita Malfatti" acho que vou desenhar o "O japones" no meu trabalho *-*

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo um trabalho de artes e esse site ajudou muito.
    Anita foi uma grande pintora.

    ResponderExcluir
  6. Anita foi uma pintora que trás para o centro da sua obra personagens anônimos e excluídos da sociedade.

    ResponderExcluir