sábado, 30 de maio de 2009

Menotti Del Picchia


Menotti del Picchia


www.academia.org.br/itens.htm
Jornalista, poeta, romancista, contista, ensaísta, teatrólogo, historiador e pioneiro da indústria cinematográfica brasileira. Menotti Del Picchia é uma das maiores expressões da vida cultural paulista, com destacada atuação em todas as áreas por onde passou, entre as quais a Semana de Arte Moderna em 1922, da qual foi um dos líderes.
Nascido em São Paulo, capital, a 20 de março de 1892, numa casa da Ladeira São João, em São Paulo. De destacada atuação no Movimento Modernista, autor do poema Juca Mulato (1917), obra de repercussão internacional e que teve dezenas de edições. Filho dos italianos Luís Del Picchia e Corina Del Corso Del Picchia. Teve cinco irmãos: Carolina, José, Liberal, Luís e Raineri.
Mudou-se para ltapira, cidade do interior paulista, onde fez o curso primário. Seus estudos secundários foram feitos em Campinas, São Paulo, e em Pouso Alegre, Minas Gerais, onde se diplomou em Ciências e Letras.
Aos 13 anos de idade começou a produzir suas primeiras obras literárias e aos 16 anos, fundou e dirigiu O Mandu, um pequeno jornal do ginásio local para divulgar suas produções literárias. Casa-se a 20 de março, dia de seu vigésimo aniversário, com a fazendeira itapirense Francisca da Cunha Rocha Sales.
Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo (1913), ano em que publicou seu livro de estréia, Poemas do vício e da virtude (1913) e voltou para Itapira onde foi agricultor, exerceu a advocacia, dirigiu o jornal Cidade de Itapira e fundou o jornal político O Grito. Lá escreveu os poemas Moisés e Juca Mulato, ambos publicados no mesmo ano, e voltou a residir em São Paulo. Autor de romances, contos e crônicas, de novelas e ensaios, de peças de teatro, de estudos políticos e de obras da literatura infantil. Suas crônicas publicadas (1920-1930) no Correio Paulistano, constituíram-se numa espécie de diário do modernismo.
Com Graça Aranha, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros, liderou o Movimento Modernista Brasileiro e foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo (1922). Fundou jornais e revistas, foi fazendeiro, procurador geral do Estado de São Paulo, editor, diretor de banco e industrial, tabelião e ocupou diversos e altos cargos administrativos.
Fez pintura e escultura e foi duas vezes deputado estadual e três vezes federal por São Paulo. Pertence às Academias Paulista e Brasileira de Letras, para a qual foi eleito (1943) para ocupar a Cadeira n. 28, na sucessão de Xavier Marques.
Em 1982, é proclamado Príncipe dos Poetas Brasileiros. Esse título só havia sido concedido a mais três poetas: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Olegário Mariano.
O poeta morreu na cidade de São Paulo, com 96 anos, no dia de 23 de agosto de 1988.Em Itapira foi dado o nome de “Juca Mulato” a um parque e o nome do poeta a uma praça, além da construção do memorial Casa de Menotti Del Picchia.

Obras de Menotti Del Picchia
Poesia e ProsaPoemas do Vicio e da Virtude, Moisés, Juca Mulato, Máscaras, Angústiade D. João, Chuva de Pedra, Poemas de Amor, Amor de Dulcinéa, Poesias, Poemas, República dos Estados, Unidos do Brasil, O Vôo.RomancesLaís, Tragédia de Zilda, Dente de Ouro, A Tormenta,O Homem e a Morte, A Filha do Inca, Kalum,O Mistério do Sertão, Kummunká, Salomé.Contos e NovelasA Mulher que Pecou, O Crime Daquela Noite, Toda Nua, A Outra Perna do Saci, O Despertar de S. Paulo, A Fronteira, Flama e Argila.
Ensaios e MonografiasA Crise da Democracia, Soluções Nacionais, Pelo Divórcio, A Revolução Paulista Ensaio de Exposição do Pensamento Bandeirante, Por Amor do Brasil, O Governo Julio Prestes e o Ensino Primário, O Currupira e o Carão (com Plinio Salgado e Cassiano Ricardo), O Momento Literário Brasileiro.TeatroJesus - Tragédia sacra em versos. Suprema Conquista. D. Quixote. O Covarde. O Incubo.CrônicasPão de Moloch, Nariz de Cleópatra, Natal, O Peixe, Villa-Lobos, Comeram um Homem, O Gato Preto, O Guarda-Chuva, O Bailadocom a Morte, As Sogras.Literatura Infantil As Viagens de João Peralta e Pé de Moleque. Pé de Moleque e João Peralta no País das Formigas.Os últimos vôos O Momento, Cromo, Noite, Velha Canção, Prostituta, Canção deD. João Tenório, O Aranhol, A Paz, Destino, Cantiga do Sapateiro,Uma História, 25 Anos, Lola, Poema do Vento,Carolina, Os mortos,Jardim Tropical, Noturno, Bairro da Luz, Soneto, Piedosa Mentira,O Beco, Humilde Súplica.MemóriasA Longa Viagem (1º Etapa), A Longa Viagem (2º Etapa)

Alguns Poemas de Menotti Del Picchia:

Noite
As casas fecham as pálpebras das janelas e dormem.
Todos os rumores são postos em surdina,
todas as luzes se apagam.
Há um grande aparato de câmara funerária
na paisagem do mundo.
Os homens ficam rígidos,
tomam a posição horizontal
e ensaiam o próprio cadáver.
Cada leito é a maquete de um túmulo.
Cada sono em ensaio de morte.
No cemitério da treva
tudo morre provisoriamente.

Beleza
A beleza das coisas te devasta
como o sol que fascina mas te cega.
Delas contundo a luminosa entrega
nunca se dá, melhor, nunca te basta.
E a imensa paz que para além te arrasta
quanto mais se te esquiva ou te renega...
Paz tão do alto e paz dessa macega
que nos campos esplende à luz mais casta.
A beleza te fere e todavia
afaga, uma emoção (sempre a primeira e nunca
repetida) que conduz
o teu deslumbramento para um dia
à noite misturado, na clareira
em que te sentes noite em plena luz.


Artes Plásticas de Menotti Del Picchia


Paisagem Urbana Tela de Menotti Del Picchia
www.febf.uerj.br

Tela de Menotti Del Picchia
http://www.casamenotti.com.br/


Desenhos de Menotti Del Picchia
www.casamenotti.com.br



Angústia De Don João
Livro de Menotti Del Picchia
São Paulo: Nacional, 1928. 53pp.
Ilustrado em P e B. Desenhos de Mik Carnicelli.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Isabella nº11 e Talita nº30

Nenhum comentário:

Postar um comentário