sábado, 30 de maio de 2009

Música e modernismo

Música



No romantismo, a música era descritiva, tendo como principal influência Carlos Gomes. O
Modernismo procurava o oposto: a música em sua essência e sem conceitos. No movimento modernista brasileiro, foi característica dos compositores nacionalistas a riqueza de elementos populares e folclóricos em suas músicas. Para eles, somente a música rural era dotada de virtudes próprias e tradicionalmente nacionais, enquanto a música urbana sofria influência estrangeira.
Para Mário de Andrade, nem toda música urbana deveria ser desprezada pois, mesmo nas regiões mais urbanizadas, ainda resistiam "grupos isolados" que se mantinham fora da influência estrangeira, preservando um folclore.
Com influência européia e o nacionalismo iniciado por Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos traz para a Semana de Arte a música erudita modernista. Villa-lobos procurava, desde 1915 em seus concertos, provocar rupturas com as formas harmônicas convencionais e realiza a mistura do erudito com o popular brasileiro, influenciado pelo francês Darius Milhaud. Mistura adotada, posteriormente, pela literatura e as artes plásticas.
Um momento de constrangimento e vaias aconteceu quando
Villa-Lobos apresentou-se de casaca, mas com um pé calçado com um sapato e outro com um chinelo. O compositor tem um calo inflamado. Os protestos ao figurino do regente são inúmeros. Um espectador da primeira fila abriu um guarda-chuva preto.
Em sua apresentação trouxe composições, de 1914 a 1921, que misturavam a música romântica e a moderna. A novidade confundia os críticos, alguns elogiavam e outros criticavam, o que se via era uma confusão que misturava conceitos e preconceitos. Encontravam-se perdidos em como classificar aquele novo estilo musical.
A obra de Villa-Lobos não foi a única apresentada durante a Semana de Arte Moderna. Obras dos compositores franceses Claude Debussy e Eric Satie foram interpretadas, respectivamente, por Guiomar Novaes e Ernani Braga. Braga também interpretou uma obra de Villa-Lobos: A Fiandeira.




Isabella nº11 e Letícia P. nº16

6 comentários:

  1. o que eu precisava entender sobre a raiz do modernismo na musica.Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. eu queria chegar mais a conclusao do que e o modernismo namusica.
    mas muito obrigado pela informaçao;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com sigo obrigada na mesma pela informaçao

      Excluir
  3. o que e o modernismo por favor.
    e características da musica do modernismo.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. E também comcordo Camaradas!

    ResponderExcluir
  5. Ola boa tarde a todos eu EU SOU O LOBO MAU!!!!

    ResponderExcluir