sábado, 30 de maio de 2009

Quando e onde

Semana de Arte Moderna 1922


Realizada no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna organizada por

Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Villas-Lobos e outros, marca o início do modernismo brasileiro, é o ponto de encontro das várias tendências modernas que vinham, desde a Primeira Guerra Mundial (1914-18) se firmando em São Paulo e no Rio de Janeiro. Contribuiu para consolidar certos grupos e suas idéias, com um espaço cativo em livros, revistas e manifestos. Essas idéias, porém, só seriam completamente aceitas depois de alguns anos, quando chegaram a outros Estados brasileiros.
Em Minas Gerais, foi acolhida por artistas como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Emílio Moura, Abgar Renault e João Alphonsus.
No Rio Grande do Sul, Mário Quintana, Augusto Meyer, Pedro Vergara e Guilhermino César acabariam aderindo às idéias modernistas.
No Nordeste, influenciou as obras de José Américo de Almeida, Jorge de Lima entre outros.





Semana da Arte Moderna em 1922, O Encontro, Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em 1922. As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo (Foto déc. XX www.sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/1920.php).






Iris nº10, Letícia P.nº16

Nenhum comentário:

Postar um comentário