sábado, 10 de outubro de 2009

Exposição atual no MAC- Ibirapuera (11/9/2009 a 15/12/2009)
(visitada pelo grupo)



Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault




Período : 11/9/2009 a 15/12/2009



Local : MAC USP Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso



Funcionamento: Terça a domingo das 10 às 18 horas
Entrada Gratuita

Esta exposição é parte do acervo de mais de 300 obras da montadora. São 96 trabalhos de 18 artistas - pinturas, desenhos, esculturas e recortes - produzidas e adquiridas entre 1967 e 1985 por meio de um sistema pioneiro de mecenato criado à época pela empresa, e reunidos no Brasil.
A mostra integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, uma iniciativa conjunta dos governos francês e brasileiro para promover o intercâmbio cultural entre os dois países. A curadoria é da historiadora Ann Hindry, à frente do acervo Renault desde 1996.
Artistas que marcaram a trajetória da arte no período, como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, e Erró, entre outros, utilizaram o parque fabril da Renault como um grande laboratório/ateliê, onde puderam explorar novos materiais e utilizar a linha de montagem como fonte de inspiração e de colaboração,fazendo assim surgir novas formas de expressão.
A mostra está distribuída em quatro eixos - O Universo Industrial, A Atmosfera Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética, que visam destacar os principais estágios desse peculiar momento marcado pela parceria entre indústria e arte.Arman (1928-2005) junta em suas telas peças de carros, detritos, papéis e objetos como tomadas, resultando em um trabalho inusitado. Já o francês, Dominique Thiolat, é um adepto do abstracionismo de delicada variação de cores. Estão expostas alguns pintores famosos como o espanhol Joan Miró com o desenho Mulher Pássaro, de 1979, o húngaro Victor Vasrely,um dos fundadores da op art, e o francês Jean Dubuffet, que é homenageado com uma sala inteira.
A mostra está distribuída em quatro eixos - O Universo Industrial, A Atmosfera Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética, que visam destacar os principais estágios desse peculiar momento marcado pela parceria entre indústria e arte. Artistas distribuídos por núcleos:


O Universo Industrial - trabalhos de Arman, Jean Tinguely, Erró, Takis, Robert Rauschenberg, Robert Doisneau e George Poncet.

A Atmosfera Dubuffet – Jean Dubuffet

Pintura Abstrata – Joan Miró, Sam Francis, Roberto Matta, Pierre Alechinsky, Jean Fautrier, Dominique Thiolat e Henri Michaux.

Pintura Cinética – Julio Le Parc, Victor Vasarely e Niki De Saint-Phalle.







              Erró

              Recolocação do Empreendedor, 1986





            Nenhum comentário:

            Postar um comentário