quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programação


O MAC oferece ao público, nos três edifícios que ocupa ­ um no Parque Ibirapuera e dois na Cidade Universitária ­ diversas atividades e serviços como: disciplinas optativas para graduação, cursos de extensão cultural, atividades de ateliês, visitas orientadas, biblioteca, site na Internet, loja e restaurante.

Atividades

Divisão de Pesquisa - Teoria e Crítica da Arte
A Divisão de Pesquisa em Arte - Teoria e Crítica da Arte pesquisa e estuda o acervo e os rumos da Arte Moderna e Contemporânea em todas as suas dimensões; organiza curadorias das exposições do acervo e temporárias; produz catálogos, livros, cds e outras formas de distribuição de informação sistematizada sobre a coleção, sobre o Museu e sobre a arte atual além de desenvolver a programação anual das atividades da Divisão e elaborar o relatório anual dos trabalhos executados.


Divisão Técnico-Científica de Acervo
A Divisão Técnico-Científica de Acervo zela pelo estado físico do acervo e sua valorização; organiza a sua documentação e arquivos; projeta o trabalho museográfico e da comunicação visual dando suporte ao preparo das exposições e ao estudo do acervo além de desenvolver a programação anual das atividades da divisão e elaborar o relatório anual dos trabalhos executados.


Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte
A Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte planeja, administra e executa atividades voltadas para o ensino na graduação, pós-graduação e extensão universitária do Museu; elabora e desenvolve projetos nas áreas de Educação e Artes MAC USP, dirigidos à pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e educação especial, de rede pública e particular, e à comunidade em geral interessada na área; elabora material de apoio relativo ao ensino e aprendizagem da arte, além de desenvolver a programação anual das atividades de Divisão e elaborar o relatório anual dos trabalhos executados.


Laboratório de Conservação e Restauro de Papel
Executa tarefas de análise e diagnóstico das obras do acervo de papel que devem ser conservadas e restauradas, apresentando propostas de tratamento a partir de consultas com áreas afins. Após diagnósticos, apresenta laudos e programas de execução da tarefa específica, indicando recursos físicos, materiais e financeiros necessários para a execução dos trabalhos de conservação ou restauração já propostos. Elabora planejamento de conservação preventiva do acervo, evitando danos ou reparos freqüentes. Colabora com as demais atividades do museu, quando necessário, ao assessorar e coordenar projeto museográfico atividades de pesquisa, divulgação e extensão.


Laboratório de Conservação e Restauro de Pintura e Tridimensionais
Executa tarefas de análise e diagnóstico das obras do acervo de pintura e escultura a serem conservadas e restauradas, apresentando propostas de tratamento, a partir de consultas com áreas afins. Após diagnósticos, apresenta laudos e programas de execução da tarefa específica, indicando recursos físicos, materiais e financeiros necessários para a execução dos trabalhos de conservação ou restauração já propostos Elabora planejamento de conservação preventiva do acervo, evitando danos ou reparos freqüentes. Colabora com as demais atividades do museu, desde que suas habilidades sejam requeridas, assessorando e coordenando atividades de pesquisa, divulgação e extensão, pertinentes ao museu.

Setor de Museografia
O Serviço de Museografia é responsável pelo desenho das exposições, sua produção, montagem e por todos os seus correlatos em matéria de extroversão. São de sua responsabilidade o desenho e a produção geral para as exposições. Ocupa-se também da sinalização predial, do desenho de equipamento para exposição e do bem-estar das obras, seja da coleção, seja das que estão em trânsito, manejados para os mais diversos fins, o que colabora com os de mais técnicos responsáveis pela pesquisa, difusão, conservação e catalogação de obras do acervo. O gerenciamento dos espaços de exposição é a atribuição que complementa as outras, porquanto faz por garantir a qualidade constante da área de exposição do MAC USP e demais projetos de difusões além de controlar a produção e o fluxo da documentação já referida.

Projetos


Cartazes Artísticos
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. A Coleção de Cartazes da Biblioteca do MAC é formada por cartazes de Exposições de Artes Plásticas, em número sempre crescente. Desde sua origem, a coleção se forma à medida que os cartazes, de diversas procedências são doados à Biblioteca. O projeto de visibilidade da Coleção, mostra neste espaço uma parcela deste Acervo através de referências bibliográficas e a foto do cartaz correspondente. A Coleção pode ser consultada pelo
banco de dados Dedalus, digitando-se a palavra Iconografia.


Arte do século XX/ XXI - Visitando o MAC USP na Web
Através de uma viagem virtual pela coleção, conheça os artistas-atores e as obras-personagens da Arte do século XX e XXI. "Acervo do MAC - on line" é parte do projeto Integrado de Pesquisa apoiado pelo CNPq, de natureza multidisciplinar, envolvendo a História da Arte do século XX e XXI, Museologia e Informática, visando de um lado um sistema de bases de dados e de outro hipertextos na internet, dando visibilidade às obras da coleção do MAC USP.
"Arte do século XX e XXI, Visitando o MAC na Web" é uma das resultantes. Trata-se de uma História da Arte do século XX e XXI, a partir das obras e de seus artistas, da coleção do MAC USP, dividida em módulos.

Clique para acessar o site
Arte do século XX/XXI - Visitando o MAC na Web

MEL - Museu, Educação e o Lúdico
O Programa Museu, Educação e o Lúdico (MEL) tem por objetivo pesquisar a criação e a exploração de estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da arte durante visitas orientadas em exposições didáticas organizadas para o público infantil e para professores. Entre os objetivos estão: desenvolver uma metodologia lúdica na educação em museu de arte para o público infantil, visando a criação de experiências significativas; desenvolver curadorias e materiais didático-lúdicos; resignificar para as crianças a experiência de uma visita a museu e dessa forma estimular o desejo de voltar a este e a outros espaços culturais; ampliar, com qualidade, o tempo de permanência ativa das crianças e de pré-adolescentes nas visitas orientadas; desenvolver a formação de professores para o uso da metodologia proposta; fazer parcerias com escolas públicas e promover itinerância das exposições já organizadas.

Poéticas do Processo
O acervo de Arte Conceitual do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo é importante pela relevância de seus artistas e obras. Considerando a escassez de informações existentes, estão disponíveis neste projeto informações sobre artistas e obras pertencentes à coleção do MAC USP. Existe ainda uma cronologia de exposições conceituais realizadas no MAC USP, nos anos 70, assim como os links para outras informações. O objetivo é atualizar o site com novos textos, verbetes e imagens de obras.

Interar-te
O programa Interar-te proporciona momentos de integração entre crianças, jovens e seus acompanhantes adultos – familiares ou amigos – através de atividades lúdicas motivadas pelas exposições em cartaz no MAC USP.Atividade gratuita

Poéticas Visuais em Interação
Programa centrado em atividades diversas de ateliê de arte contemporânea, voltado para público de estudantes, jovens artistas, arte-educadores e profissionais de áreas afins, com experiência prévia em artes, interessados na elaboração e desenvolvimento de poéticas pessoais a partir de estudos das poéticas de artistas selecionados do acervo do MAC-USP, numa perspectiva dialogal, interativa. Uma mostra de extroversão da produção desse ateliê encerra a programação anual.

Lazer com Arte para Terceira Idade
Desde 1989 o Museu de Arte Contemporânea da USP oferece o Programa Lazer com Arte para a Terceira Idade (LAPTI), aproximando esse público da arte moderna e contemporânea através, sobretudo, de atividades práticas em ateliê e visitas às exposições do acervo do Museu. A partir da contextualização e de uma apreciação mais acurada, obras e artistas selecionados tornam-se referenciais para a reinterpretação, transformação e interação criativa que vão ajudar na construção das poéticas visuais de cada um dos participantes.

Publicações MAC USP - Mapeamento
Este projeto tem como objeto de trabalho uma importante parcela do acervo da Biblioteca do MAC: a dos catálogos, livros e folders realizados pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. O Mapeamento reúne e apresenta todas essas publicações sobre exposições, e eventos do Museu em ordem cronológica, desde sua fundação, em 1963, até 1989, estando em vias de conclusão o período dos anos 90 até a atualidade.

Com esse mapeamento, o projeto procura facilitar consultas e pesquisas sobre o MAC, sobre artistas, e movimentos artísticos, e também, resgatar e preservar esse acervo bibliográfico.

Além da apresentação das publicações em forma panorâmica, existe a possibilidade de acessar os dados de cada catálogo individualmente, com informações mais específicas sobre eles, como a relação completa de artistas de exposições coletivas, de autor ou autores dos textos críticos, fornecendo, ainda, o local e a data do evento, o número de páginas, o idioma da publicação, e a existência ou não de ilustrações coloridas ou em preto e branco.

A próxima etapa deste projeto será acrescentar ao mapeamento os textos dos catálogos na íntegra.


MAC Virtual
O MAC Virtual é um projeto que integra a arte à tecnologia digital. Este projeto visa a criação de um site cultural, capacitado a estruturar, divulgar e projetar a importância do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e as atividades oferecidas pelas Divisões Técnico-Científicas do Museu (Acervo, Educação e Arte, Pesquisa – Teoria e Crítica de Arte, Museografia, Laboratórios e Biblioteca).
Multiplica informações em diferentes idiomas (português, espanhol e inglês), consultas, estudos e entretenimentos. A pesquisa associada ao projeto MAC Virtual procurará obedecer aos padrões e critérios de referência e interatividade, coerentes com a excelência universitária e o objetivo do MAC USP como órgão de integração.
Além da navegação pelo acervo virtual, serão colocadas à disposição do usuário aplicações em três dimensões, visitas virtuais através de imagens digitais de alta qualidade e textos com efeitos materiais de multimídias. O MAC Virtual prevê a organização de três eixos: tornar visível a ação do acervo, laboratórios, projetos e demais atividades do MAC USP (Museu Universitário); o seu campo experimental com pesquisas, curadorias e criações (Museu Experimental); e a interatividade lúdica e educativa (Museu Lúdico).
Desse modo, o MAC Virtual possibilita conexões entre arte e tecnologia, que servem como plataforma e interfaces para as pesquisas, tanto na área da tecnologia digital como nas áreas artísticas e museológicas. Como resultado, pressupõe-se a elaboração de um museu virtual repleto de conteúdos para as novas epistemologias, reflexões estéticas contemporâneas e fomentos educacionais, aumentando o potencial do MAC USP como "museu-fórum" e espaço aberto a novos diálogos.
Biblioteca

BIBLIOTECA LOURIVAL GOMES MACHADO
A Biblioteca do MAC USP, fundada juntamente com o museu, recebeu, em sua criação, doado pela USP, o acervo de livros que pertencera ao pintor Paulo Osir. Em 1969, o Conselho Administrativo decidiu que a biblioteca teria o nome de Lourival Gomes Machado, homenageando um dos primeiros professores a ministrar cursos de História da Arte na USP. Em 1971, a então Biblioteca Lourival Gomes Machado foi cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB/SP e em 1973 obteve cadastro no Instituto Nacional do Livro.


ACERVO DA BIBLIOTECA

6400 livros sobre artes plásticas 18 títulos de periódicos correntes27000 slides32000 catálogos de exposição1400 pastas de recortes de jornais sobre os artistas do acervo de obras de arte.A Coleção de livros e de títulos de periódicos está cadastrada no Banco Dedalus do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi.

Exposições
O MAC realiza também uma série de exposições temporárias, com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, que não pertencem ao seu acervo. Torna-se assim, um espaço para a experimentação e para o surgimento e discussão de novas tendências e novos caminhos da arte contemporânea.


Referências Bibliográficas:


http://www.mac.usp.br/

http://www.wikipedia.com/


(Postado por Iris nº10 e Letícia A.º15 -6D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário