terça-feira, 13 de outubro de 2009

Umberto Boccioni

Auto-retrato
1882 - Reggio, Calábria, Itália
1916 - Sorte, Verona, Itália

O pintor e escultor Umberto Boccioni foi o mais importante teórico do Futurismo. Formou-se em Roma, com Gino Severini, no ateliê de Giacomo Balla, nos primeiros anos do século XX. Aprendendo a pintura neo-impressionista, tornou-se um mestre menor do divisionismo italiano. Fixou-se em Milão, onde conheceu Marinetti, em 1908, e, em 1909, aderiu ao Futurismo. Foi inovador na escultura, rompendo com a tradição de Rodin e procurando solucionar todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem tridimensional. Suas esculturas ultrapassaram a questão do movimento absoluto para um movimento relativo, estabelecendo uma tensão e fusão da forma e do espaço, que se interpenetram. O movimento dinâmico de um corpo humano no espaço é estudado por Boccioni de forma intensiva. Fez quatro figuras em gesso, das quais apenas uma se conserva na coleção do MAC-USP. Trata-se da operação mais radical dos princípios do artista, envolvendo todos os aspectos da forma dinâmica: ação que trabalha a matéria, marcando o impacto como espaço, e em rebordos da matéria, sinuosos, côncavos e convexos, alterando as massas frontalizadas da cabeça - uma interpenetração mútua da matéria e do espaço que faz a massa escultórica fremir nas superfícies. Impregnada de movimento, tanto relativo como absoluto, a figura avança determinada no espaço do espectador. O artista conseguiu materializar o movimento aglutinado à forma que, sendo no espaço, é também um devir a ser continuum.




FORMAS ÚNICAS DA CONTINUIDADE NO ESPAÇO, 1913
BRONZE; 116.0 x 85.0 x 38.0 cm
DOAÇÃO MASP




FORMAS ÚNICAS DA CONTINUIDADE NO ESPAÇO, 1913
BRONZE; 116.0 x 85.0 x 38.0 cm
DOAÇÃO MASP


Referências Bibliográficas


www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/

(postado por Iris n°10 -6D)

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